Seta para esquerda voltar para o blog

Benefícios do consumo de noz-pecã para a saúde cardiovascular

O consumo de noz-pecã melhora os lipídios do sangue em jejum e após as refeições, bem como os níveis de glicose depois da alimentação em adultos com risco de doença cardiovascular. A constatação é de um estudo do Departamento de Ciências Nutricionais da Universidade da Geórgia, nos Estados Unidos, publicado em outubro no periódico The Journal of Nutrition.
Pesquisas indicam que o consumo regular de nozes, como amêndoas e pistache, tem efeito cardioprotetor. Poucos estudos, no entanto, examinaram o impacto do consumo de noz-pecã no risco de doenças crônicas em adultos.
Essa lacuna motivou os pesquisadores Jamie Cooper, Liana Guarneiri e Chad Paton a examinar o efeito da ingestão diária do alimento nos lipídios e marcadores de glicose no sangue em adultos com risco de doença cardiovascular. Os cientistas convocaram 56 voluntários, todos com índice da massa corporal (IMC) maior ou igual a 28 kg/m2 ou hipercolesterolemia (taxas elevadas de colesterol no sangue).
Eles foram divididos em três grupos:

  • Um controle, que não consumiu nenhum tipo de noz;
  • O chamado ADD, que comeu 68 gramas de noz-pecã por dia, como parte de sua dieta livre, sem instruções adicionais; e
  • O SUB, que recebeu a orientação de substituir a mesma quantidade do produto por alimentos isocalóricos de sua dieta.

No início do estudo e após oito semanas, os participantes receberam uma refeição rica em gordura. Em seguida, houve coletas de sangue periódicas por 4 horas, a fim de determinar as mudanças nos lipídios do sangue e na glicemia.

Conclusões do estudo

O consumo de noz-pecã reduziu o colesterol total, em jejum, em 4,7% e 4,9%, e o colesterol LDL (“ruim”), em 9,5% e 6,4%, respectivamente, nos grupos ADD e SUB.
Para Kathy Beerman, professora da Escola de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Washington (EUA), os achados são clinicamente significativos. Isso porque, segundo ela, a diminuição de 1% no colesterol LDL está associada à redução de 1,2% a 2% no risco de doença arterial coronariana.
Kathy também afirma que a redução semelhante de lipídios no sangue, nos dois grupos de nozes, é uma descoberta significativa.
“Indica que instruções de substituição dietética não são necessárias quando se recomenda o consumo diário de noz-pecã” para adultos com níveis elevados de lipídios do sangue”, avalia a professora, em artigo para a Sociedade Americana de Nutrição.
Ela acrescenta outra revelação importante do estudo: os triglicerídeos pós-refeição e os níveis de glicose também foram suprimidos após oito semanas de consumo de noz-pecã.

Mais três benefícios do consumo de noz-pecã

Também chamada de noz-americana, a noz-pecã – ou simplesmente pecã – tem origem na América do Norte. Trata-se de um fruto de casca dura e lisa, em que a parte comestível é a semente, mais comprida que a da noz tradicional. Seu sabor é doce e levemente amanteigado.
Além dos benefícios descobertos pelos pesquisadores da Universidade da Geórgia, há outras vantagens no consumo de noz-pecã. Confira três delas, listadas pela Wickbold:

  1. Do total de gorduras encontradas na noz-pecã, 87% são aquelas consideradas “boas”, ou seja, as mono e poli-insaturada. Elas ajudam no equilíbrio de gorduras no sangue, protegendo o coração.
  2. A noz-pecã é fonte de minerais, como o magnésio e o fósforo, importantes para a saúde óssea e dental, e zinco, essencial para o sistema de defesa do corpo.
  3. O alimento é rico em antioxidantes, a exemplo do selênio. Essa substância pode auxiliar na prevenção do envelhecimento precoce das células, além de fortalecer as defesas do organismo, prevenindo gripes e resfriados.

Pós-graduação em Nutrologia Esportiva é no Instituto HZM

Se você é médico e deseja aprender Nutroterapia aplicada à prática da atividade física, do exercício e do esporte, seu lugar é na pós-graduação em Nutrologia Esportiva do Instituto HZM.
Já estão abertas as matrículas para as primeiras turmas presenciais de 2022. As aulas acontecerão em 10 cidades de todas as regiões do país. Temos muitas vantagens para novos alunos – conheça todas aqui.
Mas se você não quer esperar para começar a estudar, o Instituto HZM também oferece pós-graduação híbrida em Nutrologia Esportiva, com início imediato após a matrícula.
Dúvida? Entre em contato que teremos a maior satisfação em te responder!

Compartilhar:

© HZM 2023