Mais da metade dos brasileiros tem sobrepeso ou obesidade, enquanto menos de 1/3 pratica, no mínimo, 150 minutos de atividade física moderada ou vigorosa por semana. É o que aponta o segundo Inquérito Telefônico de Fatores de Risco para Doenças Crônicas Não Transmissíveis em Tempos de Pandemia (Covitel), do qual participaram 9 mil pessoas de todo o país.
leia mais
Reabilitação de Lesões


Uma investigação baseada em sistemas sobre a vitamina D e reparação do músculo esquelético, regeneração e hipertrofia


Atividade física e hipertensão: novas diretrizes e recomendações


Consumo de leite na infância está associado a melhor desempenho físico na terceira idade

Exercício para ‘atletas de fim de semana’ também promove benefícios cardiovasculares
Estudo da Universidade de Harvard mostra que pessoas que concentram exercícios vigorosos em um ou dois dias, os chamados “atletas de fim de semana”, têm quase os mesmos ganhos de saúde que os praticantes mais regulares.
leia maisA relação da Medicina Esportiva com outras especialidades médicas e profissões
No terceiro e último post da série sobre os conceitos básicos da Medicina Esportiva, mostramos quais são as outras especialidades médicas e profissões da área da saúde mais afins ao campo do exercício e do esporte.
leia maisA história da Medicina Esportiva no Brasil e no mundo
O segundo artigo de uma série com conhecimentos básicos sobre Medicina Esportiva aborda fatos marcantes da especialidade, desde as raízes no século V a.C. até a criação da Sociedade Americana de Medicina do Esporte (AMSSM), em 1991, e os desafios para o terceiro milênio. Conheça ainda a história da Medicina Esportiva no Brasil.
leia maisO que é Medicina Esportiva e o que faz o médico do esporte?
O que é Medicina Esportiva? Quem é o profissional da área? O que ele faz? Esses são alguns questionamentos respondidos no primeiro de uma série de artigos que publicaremos com conhecimentos básicos sobre Medicina do Exercício e do Esporte para o médico em busca das primeiras informações.
leia maisNa musculação, é melhor valorizar a carga ou as repetições? Ciência responde
Para quem faz musculação em busca de hipertrofia, vale mais a pena aumentar a carga e diminuir as repetições? Ou, ao contrário, valorizar o número de execuções, em detrimento dos quilos levantados? Estudo da Unicamp tem a resposta para essa dúvida, frequente no consultório do médico do esporte.
leia maisAdoçante para controle de peso: o que diz a OMS
Nova diretriz da OMS desaconselha adoçante para controle de peso corporal ou para reduzir risco de doenças crônicas não transmissíveis. Saiba mais sobre o documento e conheça a opinião de médicos a respeito do tema.
leia maisMusculação e diabetes: treino de resistência melhora tolerância à glicose e reduz glicemia
Estudo da Unicamp mostra que não apenas exercícios aeróbicos, como corrida ou natação, mas também o treino de resistência, a exemplo da musculação, atuam no controle glicêmico, beneficiando o paciente com diabetes.
leia maisPós-graduação em Endocrinologia do Esporte: tudo que você precisa saber
Para quem busca formação acadêmica em Endocrinologia do Esporte, uma opção é a recém-lançada pós-graduação do Instituto HZM, pioneiro em Medicina Esportiva no Brasil. Saiba tudo sobre o novo curso.
leia maisDinapenia: estudo comprova correlação entre falta de vitamina D e fraqueza muscular
Em estudo conjunto, pesquisadores brasileiros e britânicos comprovaram que a vitamina D reduz em até 78% o risco de dinapenia, que é a perda de força muscular associada ao envelhecimento.
leia maisConcussão cerebral no futebol: o que diz a Medicina Esportiva
Um caso de concussão na Copa do Mundo do Catar chamou novamente a atenção de associações de futebol e médicos do esporte para o risco de lesões cerebrais em disputas de bola pelo alto. Saiba o que a ciência já descobriu e conheça medidas que países vêm adotando para minimizar o problema.
leia maisBenefícios da aveia para atletas
Formada somente por grãos integrais, a aveia é um alimento acessível e fonte de proteínas, carboidratos, fibras, vitaminas e minerais. Esses e outros motivos fazem do cereal presença quase obrigatória nas refeições de quem pratica esportes.
leia maisAssine nossa newsletter
Receba informações importantes sobre medicina do esporte, nutrição e cursos de pós-gradução e extensão.