Dieta com restrição proteica reduz fatores de risco que caracterizam síndrome metabólica

Em estudo publicado na revista Nutrients, pesquisadores brasileiros e dinamarqueses mostram que uma dieta com restrição proteica reduz o peso corporal e os níveis de glicose, colesterol e triglicerídeos no sangue, além de controlar a pressão arterial. Com isso, pode ser aplicada ambulatorialmente ou na casa de pacientes com síndrome metabólica.

leia mais

Altos níveis de exercício não compensam prejuízos de dieta pobre em nutrientes

Em estudo publicado no periódico British Journal of Sports Medicine, pesquisadores da Universidade de Sydney, na Austrália, constataram que praticar […]

leia mais

Treino de pernas favorece saúde neurológica

O treino de pernas é fundamental para o bom funcionamento do cérebro e do sistema nervoso, aponta um estudo italiano. A pesquisa, feita com animais, mostra que a saúde neurológica depende dos sinais enviados pelos grandes músculos da região para o cérebro e vice-versa.

leia mais

Alimentos ultraprocessados e aptidão física em crianças

A alimentação inadequada na infância e na adolescência já foi associada a um maior risco de obesidade e outras doenças crônicas na vida adulta. Agora, um estudo americano relaciona o maior consumo de alimentos ultraprocessados a menores níveis de aptidão física em crianças.

leia mais

Exercício aeróbico aumenta benefício da losartana para o sistema cardiovascular de homens com hipertensão

Estudo brasileiro mostra que os benefícios da losartana, sobretudo para o sistema cardiovascular de homens com hipertensão, são ainda maiores quando o medicamento é associado ao exercício aeróbico.

leia mais

Horário do exercício produz resultados diferentes em homens e mulheres

Quem pratica exercício físico de forma regular, normalmente, programa o treino na agenda conforme fatores pessoais, como o horário de […]

leia mais

Cerca de 10% dos atletas têm sintomas persistentes após a Covid-19

Estudo da FMUSP mostra que 8% dos atletas, em média, apresentam sintomas persistentes pós-Covid-19. Entre as manifestações mais comuns estão anosmia/ageusia, tosse, fadiga e dor no peito.

leia mais

Musculação sem exercício aeróbico emagrece?

Estudo publicado recentemente no periódico Obesity Reviews mostra que o treino de resistência ajuda a reduzir o percentual de gordura corporal, mesmo sem associação com atividades como corrida ou pedalada. Mas, para haver perda de peso, a musculação precisa estar acompanhada de déficit calórico.

leia mais

Atividade física e dieta na prevenção do declínio cognitivo

Estudo da FMUSP investiga até que ponto a atividade física, a dieta alimentar e o treinamento cognitivo podem proteger prevenir alterações no desempenho neuropsicológico para além daquelas naturais do envelhecimento.

leia mais

Obesidade no Brasil atingirá quase 30% dos adultos em 2030, prevê estudo

Os casos de obesidade no Brasil crescerão 2% ao ano até 2030, quando a doença atingirá quase 30% da população adulta. A previsão é do Atlas Mundial da Obesidade, que também projeta mais crianças e adolescentes obesos nos próximos oito anos.

leia mais

Consumo de álcool e maconha entre atletas universitários preocupa especialistas

Após analisarem dados epidemiológicos de 12,7 mil estudantes de todo o país, pesquisadores das faculdades de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e da Fundação ABC constataram que mais de 2/3 dos atletas universitários brasileiros fazem uso problemático de álcool, e 1 em cada 10, de maconha.

leia mais

Exercício intenso durante a dieta reduz desejo por comida gordurosa

Estudo da Universidade do Estado de Washington (EUA) mostra que o exercício intenso, durante o período da dieta, reduz a vontade de consumir alimentos gordurosos. Para os pesquisadores, os resultados reforçam os benefícios físicos e mentais da prática.

leia mais

Assine nossa newsletter

Receba informações importantes sobre medicina do esporte, nutrição e cursos de pós-gradução e extensão.

© HZM 2022