Seta para esquerda voltar para o blog

Alterações dos antioxidantes não enzimáticos no sangue de homens e mulheres após exercício anaeróbico

OBJETIVO

O objetivo deste estudo foi comparar as alterações no status oxidativo total (TOS), no total de antioxidantes (TAC), e na concentração de: vitaminas A, E e C; ácido úrico (UA); glutationa reduzida (GSH); e glutationa oxidada (GSSG) apresentadas no sangue no período de 24 horas após o exercício anaeróbico (AnEx), em homens e mulheres.

MÉTODOS

Dez mulheres e dez homens realizaram uma corrida de bicicleta com duração de 20 segundos (AnEx). As concentrações dos indicadores de estresse oxidativo foram medidas antes do AnEx e logo após seu término, nos períodos de 3, 15 e 30 minutos e 1 hora. Ao completar 24 horas do AnEx foram medidos UA, GSH e GSSH.  As concentrações de lactato e H + foram medidas antes e 3 minutos após AnEx.

RESULTADOS

O aumento nas concentrações de lactato e H + após o AnEx foi semelhante em ambos os sexos. As mudanças nas concentrações de todos os indicadores de estresse oxidativo foram significativas e semelhantes entre homens e mulheres. Em ambos os sexos as concentrações de TOS, TAC, TOS/TAC e das vitaminas A e E foram mais altas em 3 minutos; a concentração de vitamina C foi mais alta em 30 minutos; e a concentração de UA ficou mais alta 1 hora após o AnEx. A concentração de GSH ficou significativamente inferior à concentração inicial no período de 15 minutos a 24 horas após o AnEx. A concentração de GSSG foi consideravelmente maior, enquanto a relação GSH/GSSG foi expressivamente menor do que os valores iniciais, nos períodos de 1 hora e 24 horas após o AnEx.

CONCLUSÃO

Com alterações semelhantes nas concentrações de lactato e H +, o AnEx induz às mesmas alterações nos TAC, TOS, TOS/TAC e antioxidantes não enzimáticos de baixo peso molecular em homens e mulheres. O estresse oxidativo durou pelo menos 24 horas após o AnEx.

 

Clique para baixar artigo completo

Compartilhar:

© HZM 2023