Seta para esquerda voltar para o blog

Efeitos da suplementação de ferro no desempenho físico de crianças e adolescentes: revisão sistemática de ensaios clínicos randomizados

O objetivo deste trabalho é avaliar os efeitos da suplementação de ferro no desempenho físico de crianças (0 a 18 anos) por meio da revisão sistemática de ensaios clínicos randomizados (ECRs).

Como fontes de dados, foram usados bancos de dados eletrônicos, arquivos pessoais, busca manual de avaliações, bibliografias de livros, resumos e atas de conferências internacionais.

No trabalho, foram avaliados ECRs com intervenções que incluíram suplementação oral ou parenteral de ferro, leite com fórmula fortificada ou cereais. Estudaram-se os seguintes resultados do desempenho físico: frequência cardíaca, tempo de resistência em esteira, lactato sanguíneo e consumo de oxigênio.

A revisão incluiu três estudos, nos quais o ferro foi suplementado na forma de ferro medicinal por via oral.

Como conclusão, observou-se que a suplementação da substância pode ter um efeito positivo no desempenho físico das crianças. No entanto, em vista da disponibilidade limitada de dados, esse achado não pode ser considerado conclusivo.

 

Clique para baixar o artigo completo

 

Compartilhar:

© HZM 2023