Atividade física reduz efeitos da Covid-19 no organismo?

Atividade física reduz efeitos da Covid-19 no organismo?

Essa é a pergunta que um grupo de pesquisadores de diferentes instituições brasileiras tenta responder no estudo “O Impacto do Exercício Físico, da Atividade Física e do Sedentarismo nos Desfechos Clínicos em Pacientes Sobreviventes Infectados pelo Vírus SARS-CoV-2 (Coronavírus)”. Conheça também uma pesquisa da USP que avalia os efeitos do sedentarismo sobre a saúde durante o período de isolamento social.

Uso de máscara em exercícios ao ar livre: a posição da SBMEE

Orientações sobre uso de máscara em exercícios ao ar livre

O uso de máscara pela população em geral se tornou obrigatório em muitos lugares no Brasil depois que a OMS indicou que a medida pode reduzir o risco de contaminação pelo novo coronavírus. Em uma série de perguntas e respostas, a SBMEE esclarece algumas das principais dúvidas sobre o uso do acessório em exercícios ao ar livre e em academias.

Estudo brasileiro desvenda por que Covid-19 é mais grave em diabéticos

Estudo brasileiro desvenda por que Covid-19 é mais grave em diabéticos

Uma pesquisa da Unicamp revela os mecanismos que levam o novo coronavírus a se replicar mais no paciente diabético do que em um organismo saudável. Em março, a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbem) já havia alertado sobre o maior risco de complicações graves, inclusive o óbito, em portadores de diabetes tipo 1 ou 2.

Novas-recomendações-da-SBC-para-atividades-físico-esportivas-na-pandemia

Novas recomendações da SBC para atividades físico-esportivas na pandemia

Enquanto o primeiro posicionamento da SBC sobre atividade física durante a pandemia não mencionava atividades ao livre, o novo documento do Departamento de Ergometria, Exercício, Cardiologia Nuclear e Reabilitação Cardiovascular da entidade vai além do ambiente doméstico, abrangendo também o funcionamento de academias e prática de esportes, em locais onde isso é permitido. Conheça as principais recomendações.

Vitamina D protege contra o novo coronavírus?

Vitamina D protege contra o novo coronavírus?

Embora a suplementação da substância tenha mostrado ação protetiva contra infecções agudas do trato respiratório, associações médicas e profissionais alertam que não existem estudos específicos sobre possíveis benefícios na prevenção e no tratamento da Covid-19.

Como manter a saúde mental do médico na pandemia?

Como manter a saúde mental do médico na pandemia?

Os profissionais na linha de frente do combate ao novo coronavírus vivem incertezas que podem agravar um estado emocional já debilitado por problemas que se arrastam por anos. Saiba o que dizem especialistas e conheça iniciativas para ajudar a manter a saúde mental dos médicos brasileiros.

WhatsApp